O fogão a lenha é parte da cultura brasileira, seja localizado em uma cozinha simples ou em uma cozinha sofisticada é um símbolo cultural. Esse tipo de fogão é muito utilizado em regiões de São Paulo, Minas gerais e também na região Sul do País, geralmente encontrados em chalés e casas localizadas em zonas rurais, em fazendas, sítios, esses fogões tiveram grande aumento de adeptos em regiões urbanas por remeter a tranquilidade e simplicidade do campo. O fogão a lenha é considerado de aspecto rústico, mas são famosos por oferecer sabor diferenciado e peculiar a comida que prepara. O material de combustão é lenha, que pode ser encontrada em lojas de construção e comercialização de fogão a lenha ou lojas especializadas em churrasqueiras, que atendem também essa área.

Este fogão tem sido adotado em novos planejamentos de construção ou reforma da cozinha. A instalação pode ser realizada no interior ou na parte externa da casa, como na área de lazer. A recomendação para área externa é que seja construído em local que não receba muito vento, caso contrário a potência poderá ser prejudicada. A matéria prima utilizada para construção do fogão  a lenha é bem variada podendo ser construído de forma artesanal com barro, alvenaria, aço inox, ferro,  entre outras. Existem também modelos pré-fabricados que tem maior durabilidade, mas o valor também é considerado maior que as outras opções.

O fogão a lenha de “Rocket stove”, é uma tecnologia americana simples para combustão de lenha, é considerado um fogão ecológico por produzir menos fumaça e gerar economia de lenha, indicado para fogões a lenha localizados no interior da residência. Os utensílios para o fogão a lenha são diferenciados, é indicado o uso de panelas de ferro, barro ou que tenham película protetora de cor escura, pois com o tempo costumam escurecer. A composição decorativa de uma cozinha com fogão a lenha recebe charme e ar de simplicidade. O fogão a lenha combina muito bem com o estilo rústico, mas conforme sua construção e acabamento final é adaptável à outros estilos.

Não deixe de ver os artigos abaixo:


Gostou? Compartilhe o Click Obra para seus amigos!