Para atravessar as estações mais frias, como o outono e inverno, sem muitos transtornos e sem muito aborrecimento nada melhor do que um aquecedor de ambiente. Os aquecedores proporcionam um ambiente mais quente, com temperatura agradável para todos. Há variados tipos de aquecedores disponíveis no mercado. Para realizar uma boa aquisição alguns pontos devem ser levados em consideração como o tipo e tamanho do ambiente vai receber o aquecedor, qual a capacidade e especificações do equipamento e quais as vantagens entre um aparelho e outro. Há aparelhos aquecedores portáteis: a óleo, cerâmico, a gás, termoventiladores e os de resistência elétrica. Cada um tem funcionamento diferente.

Os aquecedores a óleo funcionam a partir de uma resistência interna que aquece o óleo e o faz circular pelo aparelho transmitindo calor por todo o ambiente. Este tipo de aquecedor é totalmente silencioso e tem a vantagem de não deixar o ar seco. Alguns modelos contam com um umidificador interno que ameniza o ar seco comum das estações frias. Os aquecedores a gás são pouco utilizados no Brasil, pois dependem de uma instalação de rede de abastecimento a gás e tem custo mais elevado comparado a outros aquecedores. Os aparelhos fabricados atualmente oferecem total segurança, mas a utilização deve ser cautelosa e sempre observada. Os termoventiladores tem custo acessível, parecem um ventilador comum, mas possui sistema aquecedor embutido. Ideal para ambiente médio ou pequeno e oferece ruído igual ao de um ventilador comum.

O aquecedor cerâmico possui um material cerâmico instalado em volta da resistência. Indicado para  ambientes menores, pois este aparelho possui uma ventoinha que espalha o ar quente direcionando  o ar ao invés de utilizar a corrente natural do espaço. Pelo funcionamento através da ventilação esse tipo de aquecedor é mais barulhento proporcionando ruídos como de um ar condicionado, porém aquece mais rápido e com maior eficiência. Os aquecedores de resistência são os mais tradicionais. Utilizam resistência elétrica e são indicados para ambientes amplos, que tenha maior circulação de ar. Assim que ativados esses aparelhos aquecem e permitem que o calor seja dissipado através da corrente de ar. Veja alguns modelos:

Não deixe de ver os artigos abaixo:


Gostou? Compartilhe o Click Obra para seus amigos!