O jardim é uma área da casa que oferece bem estar, só pelo estado natural e a possibilidade de contato com plantas e flores. A iluminação desse espaço contribui para permanência por tempo maior e até noturno, além da beleza que agrega ao local. Um projeto luminotécnico bem planejado e arquitetado pode oferecer resultado surpreendente. Para um jardim bem iluminado é preciso utilizar lâmpadas mais fortes que produzem uma iluminação melhor, mas isso gera um consumo grande de energia elétrica ainda mais se as lâmpadas ficam acesas durante um longo período. A sustentabilidade é assunto importante a se tratar em qualquer campo, ramo de atividades ou técnica e pode ser aplicada ações cotidianas. Que tal combinar beleza, funcionalidade, economia e característica sustentável num mesmo projeto?

A luminária solar é uma peça ecologicamente correta, pois utiliza energia limpa e sustentável. Esse tipo de luminária consome energia solar, o que oferece um benefício considerável no que se refere ao consume de energia elétrica. A luminária solar possui lâmpadas de leds e capta a energia proveniente do sol durante o dia, armazena numa célula de captação que transfere essa energia para uma bateria de níquel e cádmio proporcionando durabilidade máxima de 8 horas de funcionamento. Essas luminária não tem fiação, são de fácil instalação e sua utilização é muito prática. A luminária solar possui um foto sensor que identifica a escuridão  e acende automaticamente a luminária. Cheia de vantagens a luminária solar possui também sistema à prova d’água o que evita a queima devido a chuva ou a regagem do jardim, respingo da piscina ou lavagem da área externa.

A durabilidade da luminária é um ponto forte, pois utiliza lâmpadas de leds que duram até 100.000 horas enquanto a lâmpada comum dura 20.000 e geralmente são confeccionadas em estruturas de aço tratado. A luminária solar também oferece forte destaque decorativo, possui design moderno e muito agradável, podendo destacar e agregar estética ao ambiente. Para aplicação dessa luminária é preciso avaliar a capacidade e importância de iluminar, recomenda-se não aplicar em pontos distanciados para não ocorrer falha de luz, portanto verifique a necessidade que a área tem de iluminação. A quantidade de luminárias utilizadas será determinada pela área que irá abranger. Veja algumas aplicações:

Não deixe de ver os artigos abaixo:


Gostou? Compartilhe o Click Obra para seus amigos!