As luminárias são elementos que proporcionam beleza ao espaço onde são aplicadas, além de oferecerem iluminação diferenciada conforme seu tipo, modelo, lâmpada e área de aplicação. Com a grande diversidade de peças comercializada no mercado com finalidades e variações diferenciadas, é possível atingir variedades em tons e tipos luminotécnicos. As luminárias artesanais são confeccionadas à partir de materiais reaproveitados ou adaptados para fornecerem iluminação diferenciada. Esse tipo de luminária pode ser encontrado em comércios e feiras de artesanatos, assim como podem ser confeccionadas em casa.

Os materiais utilizados para confecção de luminárias artesanais são muito variados e podem ser feitas a partir de produtos reciclados como objetos inusitados como palitos de picolé, filtro de café, garrafas pet, canos de PVC, tambor de máquina, barbante, bambu, rendas, vasos, potes de vidros reciclados, garrafas, xícaras entre outros materiais. A criação e produção de uma luminária artesanal exige imaginação, criatividade certa habilidade e conhecimento para manipular os objetos.

As luminárias artesanais podem aproveitar, de forma sustentável, materiais que comumente seriam descartados ou considerados sem utilidade. À partir da matéria prima utilizada a luminária tende a surtir efeitos diferenciados e esteticamente agradáveis. Veja algumas luminárias confeccionadas artesanalmente:

Não deixe de ver os artigos abaixo:


Gostou? Compartilhe o Click Obra para seus amigos!