Dentre as muitas opções de produtos disponíveis no mercado para reforma ou construção é difícil definir qual melhor se enquadra de acordo com o desejo ou expectativa de resultados. Primeiro é necessário definirmos quais mudanças serão feitas e depois quais materiais serão utilizados. Verifique as referências e entenda melhor sobre, o que é, como funciona, aplicação, utilização, duração, custo, rentabilidade, enfim tudo o que for possível, para conseguir diferenciar e  optar. A tinta, por exemplo, é um item muito complexo, pois há muitas opções e cada uma delas possui uma indicação para aplicação e uso.

Tinta é a preparação, geralmente na forma liquida, utilizada para revestimento, proteção e decoração. Quando na preparação não há pigmentos ela é chamada de verniz. A tinta é basicamente composta por resina, pigmento, aditivos e solvente.
São os tipos: Tinta acrílica, tinta epóxi, tinta PVA, tinta emborrachada, tinta esmalte, tinta óleo e vernizes. Abaixo algumas dicas sobre:

O que é tinta acrílica?

É uma tinta sintética composta por resina acrílica proveniente de matérias primas obtidas da destilação do petróleo e derivada do ácido acrílico. É solúvel em água, de fácil aplicação e possui secagem rápida. Pode ser utilizada interna ou externamente. É durável e resistente por isso seu uso é recomendado principalmente para aplicação em exteriores. Possui odor suave e é fácil de limpar. Pode ser aplicada em várias superfícies como reboco, concreto, fibrocimento, massa acrílica, alvenaria, gesso, telhas e texturas. É encontrada nos acabamentos fosco,metálico e semi brilho.

 

 O que é tinta Epóxi?

 É uma tinta de alta resistência  á base de resina epóxi,  fornecida em dois componentes e dispersa em solvente. Possui alto brilho, grande aderência, durabilidade, resistente á umidade e a produtos químicos. Usada para proteção e acabamento. É importante ressaltar que mesmo sendo resistente e de função protetora a tinta epóxi não combate a umidade proveniente do solo, nem funciona como impermeabilizante.  A sua aplicação é indicada  para uso industrial em pintura de tanques, tubulações e estruturas em ambientes agressivo em geral. Proporciona uma película vitrificada, não-tóxica por isso é usada também em residências, hospitais, construções civis em geral. Pode ser aplicada nas paredes, no teto, estruturas de concreto, estruturas metálicas, pisos e azulejos. Pode ser encontrada nos acabamentos, acetinado, fosco e brilhante.

O que é tinta PVA?

É uma tinta á base de acetato de polivinila (PVA) e água. Não é lavável. Tem características parecidas com a tinta acrílica porém é somente recomendada para uso de interiores por não ser resistente ao sol ou chuva. De fácil aplicação, secagem rápida, baixo odor e acabamento fosco.Pode ser utilizada para dar acabamento em móveis, artesanatos, reboco, gesso e somente para interiores. Seu custo-beneficio é bom relativo á sua durabilidade.

O que é tinta emborrachada?

É uma tinta acrílica elástica composta de resina acrílica, pigmentos inorgânicos e/ou orgânicos, cargas minerais inertes, aditivos químicos, espessantes, agentes de conservação e coalescentes. Sua aplicação forma uma película impermeável flexível que acompanha as imperfeições da superfície e impede a infiltração da umidade. Possui excelente aderência. Resistente ao sol excessivo, chuva, maresia, alcalinidade, por isso é indicada principalmente para paredes externas e telhados. Pode ser diretamente aplicada nas superfícies de fibrocimento, barro, gesso, concreto, zinco, alumínio e galvanizado com a propriedade de redução térmica e acústica do ambiente que está sob sua cobertura. De fácil aplicação e acabamento fosco.

O que é tinta esmalte?

 É uma tinta á base de resinas sintéticas e polímeros. Possui ótimo acabamento, aderência e rendimento. Tem função decorativa e proteção quanto ao desgaste e resiste bem a luz. Geralmente aplicada em grades, janelas, batentes, portas, portões, chapas e mesas. Indicada para superfícies de madeira, metal, porcelanas, gesso, também usada em patinas e artesanatos. O diferencial desta tinta está em seu acabamento brilhante que proporciona a área aplicada aparência de pintura nova por tempo prolongado mas também é encontrada em acabamento fosco. A secagem desta tinta é lenta e tem forte odor.

 O que é tinta óleo?

É uma tinta composta de resina alquídica à base de óleo vegetal. É indicada para superfície interna de madeira, metal e alvenaria, ferro, aço carbono, alumínio e galvanizados. É um produto flexível de fácil aplicação, boa aderência e ótimo brilho. Possui boa resistência a diversos climas e a luz.

O que é verniz?

O verniz é uma dispersão sem pigmento, quando aplicado forma uma película protetora que dá brilho e acentua a textura da superfície que o recebe. Composto de resinas, óleo secante, solventes e aditivos, o que o difere da tinta é a não utilização de pigmento. Usado como revestimento protetor ou decorativo. É pouco resistente á luz, porém são muitos os tipos e funções de vernizes disponíveis atualmente, cada um com aplicações específicas, que se diferenciam pelo tipo de madeira, aplicação e local, em ambientes externos, por exemplo, existem vernizes com filtro solar que auxilia na durabilidade do produto e são indicados unicamente para portas de passagem e área externa. Entre as opções estão:verniz tingidor, verniz tradicional marítimo, verniz automotivo, verniz acrílico á base d’água e verniz epóxi, cada um indicado para tipos e superfícies diferentes.

 

Não deixe de ver os artigos abaixo:


Gostou? Compartilhe o Click Obra para seus amigos!