Os pisos cerâmicos e azulejos são elementos que precisam de limpeza atenciosa, principalmente no que se refere ao rejunte. Para esta área é preciso uma manutenção periódica, evitando assim que haja proliferação de limo, sujeiras ou manchas indesejadas e desagradáveis. Caso essa manutenção ocorra em prazos estendidos será necessário um cuidado maior, pois a limpeza será mais trabalhosa. Para obter êxito na limpeza existem vários produtos que auxiliam e cumprem esta função com primor e ainda é possível contar com algumas receitas caseiras que também oferece bons resultados.

A manutenção e limpeza para estas superfícies está se tornando algo mais simples, pois no mercado é possível encontrar produtos desenvolvidos especificamente para tal finalidade que facilitam e evitam a necessidade de muita esfregação. As alternativas são bem variadas entre detergentes  e ceras para piso e azulejo. Há algumas medidas  preventivas que podem ser realizadas desde a construção ou reforma como a impermeabilização dos rejuntes o que evita a formação e proliferação de limo e resíduos de sujeira.

O cloro é um produto funcional para retirar a gordura do piso. Produtos a base de amônia e álcool são indicados e eficientes para limpeza pesada. Para as quinas e cantos de acesso difícil recomenda-se o uso de tira limo. A aplicação de água morna, limão e vinagre funciona para limpeza e remoção do aspecto encardido na superfície dos azulejos. A combinação de escovas, esponjas e esfregões para a aplicação dos produtos no piso oferecem um bom resultado, mesmo assim é necessário um pouco de esforço. Esses produtos são facilmente encontrados em qualquer rede de supermercado ou varejo de produtos de limpeza. Cuidado ao manusear os produtos, pois a inalação excessiva dos mesmos pode causar náusea e dor de cabeça, leia o rótulo antes da aplicação. Pra quem deseja evitar a manutenção pesada ou a possibilidade de manchar o tipo de piso com a aplicação de produtos, é possível contar com empresas especializadas no mercado que realizam essas atividades.

Não deixe de ver os artigos abaixo:


Gostou? Compartilhe o Click Obra para seus amigos!