O granilite é um revestimento composto de minerais em forma de grânulos como mármore, granito, quartzo e calcário, que são combinados com areia, água e cimento branco ou comum até formar  ou atingir a consistência necessária. Esse tipo de revestimento é bem resistente a abrasão, ranhuras e impactos. Possui esse nome por ter aparência semelhante ao granito. A quantidade e proporção correta dos componentes é determinante para qualidade final do produto. A composição do granilite é parecida com a do cimento queimado, o que os difere é a utilização dos minerais, o que também torna o granilite mais resistente. Assim como o cimento queimado, o granilite exige cuidados parecidos para ter maior durabilidade, por isso é contra indicado a utilização de produtos abrasivos ou químicos. A limpeza deve ser efetuada apenas com água e sabão neutro.

O granilite depois de preparado resulta em uma massa bem molhada por isso é recomendado que não haja circulação de pessoas na área de aplicação e a mesma deve ser realizada por um profissional capacitado. A argamassa é espalhada como base e na parte superior é aplicado os minerais que dão aparência e permanecem na superfície, após a secagem é necessário polir e impermeabilizar para dar acabamento liso e proteção, esse é o granilite polido. O granilite pode compor o piso todo, somente o rodapé, bancadas ou áreas decorativas. Esse revestimento pode ser composto com grande variedade de cores, o que define é a cor da argamassa e dos minerais utilizados, a aplicação pode ser realizada em mosaicos coloridos o que oferece visual bonito e diferenciado.

Há duas variedades: granilite polido e granilite lavado ou fulget, a diferença é a textura da superfície. O granilite lavado recebe como finalização uma lavagem com água para retirar o excesso da argamassa que envolve os minerais, o que resulta em uma aparência mais rústica em relevo dos pedriscos. Para áreas que permanecem ou são constantemente molhadas é contra indicado a aplicação do granilite polido, pois irá proporcionar superfície escorregadia. Já o granilite lavado não é recomendado para bancadas por sua irregularidade que dificulta a limpeza. A aplicação do granilite é um procedimento que exige alguns cuidados, para cada tipo tem um tempo específico, o granilite polido leva cerca de 20 dias para ficar pronto e o granilite lavado em média de 12 dias. Veja algumas superfícies de granilite:

Não deixe de ver os artigos abaixo:


Gostou? Compartilhe o Click Obra para seus amigos!