A economia de água é muito importante e pode ser realizada com apenas alguns ajustes e investimento. Na hora de projetar ou reformar seu banheiro é preciso ter atenção a muitos aspectos estéticos e funcionais. Os vasos sanitários, por exemplo, consomem certa quantidade considerável de água. O sistema hidráulico utilizado é que vai ser determinante para obter economia. As opções mais utilizadas são as caixas acopladas e as válvulas.

As bacias ou vasos que tem caixa acoplada são de fácil instalação. O sistema de vazão de água depende do enchimento da caixa, o que faz com que o usuário tenha disponibilidade de uma quantidade determinada por acionamento da descarga. Caso haja necessidade deverá esperar pelo enchimento da caixa novamente, por isso os vasos com caixa acoplada sempre foram considerados modelos mais econômicos.

A válvula ocupa menos espaço no ambiente, o que é ideal para banheiros pequenos. O funcionamento possibilita vazão contínua e instantânea, ou seja, durante o acionamento da válvula o usuário controla o tempo e consequentemente a quantidade de dispersão de água. Existe no mercado modelos mais econômico, são as válvulas de acionamento duplo, um para resíduos líquidos com vazão de 3 litros e outro para resíduos sólidos com vazão de até 6 litros. Esse tipo de válvula gera uma economia diária de até 30 % do consumo de água.

Bacias com caixa acoplada

Bacias com válvula

Não deixe de ver os artigos abaixo:


Gostou? Compartilhe o Click Obra para seus amigos!