Um dos melhores truques na decoração é utilizar elementos decorativos que combinem estética agradável e funcionalidade. Há uma grande diversidade de objetos com essas características. Os biombos são peças extremamente versáteis. Esse elemento surgiu na China e foi introduzido no Japão alguns anos depois. Inicialmente os biombos tinham a função de proteger contra o vento, essas peças sempre foram confeccionadas com decoração e motivos orientais, o que lhe rendeu uma boa estética, proporcionando posteriormente a função de divisor decorativo de ambientes.

A versatilidade desse elemento está na sua aplicação que pode ser realizada para separar ou integrar ambientes, ainda assim é indicado que o biombo tenha instalação pontual para não se transformar em um peça deslocada na composição decorativa. Os biombos são práticos e oferecem fácil manuseio e instalação. Sua construção é composta por folhas retangulares que são ligadas por dobradiças, a armação e os painéis podem utilizar variados materiais, comumente essa peça é encontrada em diferentes tamanhos e formatos, geralmente são confeccionados em madeira, mas também pode ser  feitos com bambu, papel, PVC, tecidos, palha, metal, couro, mármore, acrílico, vidro, metal e material reciclável.

Por ser um elemento versátil, os biombos podem ser instalados em vários cômodos com funções diferentes, no banheiro essa peça proporciona um ambiente íntimo propiciando a troca de roupas, no quarto a peça pode ser aplicada como cabeceira de cama. Para cozinha a peça pode ser destinada para esconder a bagunça ou dividir a despensa e a copa. Em ambientes como a sala de estar ou jantar os biombos podem ser utilizados pra dividir esses cômodos ou fazer a composição decorativa. Há ainda as funções criativas como mural de fotos, porta vasos, espelhos, porta casacos de hall, entre outras. Confira algumas aplicações e estilos:

Não deixe de ver os artigos abaixo:


Gostou? Compartilhe o Click Obra para seus amigos!