Os jardins de inverno continuam a ser uma ótima alternativa para manter a casa em contato com a natureza seja qual for o espaço disponível, pois existem diversos tipos de montagem e manutenção. Essas áreas surgiram na Europa no século 17, criado como espaço de conveniência, contava com grandes janelas e teto de vidro, alguns ainda são inspirados neste estilo. Hoje esses jardins além de decorativos são recantos de relaxamento que proporcionam bem estar e harmonia agregando ao local a beleza e a saúde de um ambiente natural ligado ao conforto de um ambiente residencial. Os jardins de inverno são perfeitos para apartamento, mas também ficam ótimos em casas convencionais e áreas comercias. Podem ser montados na varanda, no terraço, embaixo de escadas e até em telhados. Confira as ideias logo á seguir:

Jardim de Inverno na Varanda ou Sacada

Para quem mora em apartamento a varanda é o lugar mais indicado para planejar o jardim de inverno, por ser a área mais ventilada e iluminada. O jardim de inverno pode ser combinado com pedras, vasos e até móveis em madeira ou outro material que combine e proporcione aconchego. Tudo depende do espaço disponível.

 

Jardim Sob Escada

Projetar o jardim de inverno embaixo da escada além de ser uma boa estratégia na otimização do espaço confere ao ambiente beleza única. Essa opção é muito utilizada pra quem não tem outro espaço, porém esta área costuma ser pequena por isso tenha cuidado para não cometer exageros, utilize as alternativas possíveis para obter requinte e conforto.

Jardim com iluminação artificial

Esta opção é indicada para locais onde não há luz natural e nem possibilidade de abertura para entrada dessa luz. Nesse caso utiliza-se lâmpadas que provocam a sensação de luz natural, ideal para apartamentos que não tenham varanda nem cobertura. A desvantagem dessa montagem é o grande consumo de energia, pois este tipo de iluminação exige muita potência.

 Jardim Vertical

O jardim vertical tem sido a nova tendência sendo uma ótima escolha para quem possui pouco espaço, além de permitir uma área verde essa opção também modifica muito a estética do ambiente. Esse sistema pode revestir qualquer parede interna ou externamente. Para mantê-lo há diferentes tipos de irrigação e montagem. O jardim vertical é muito utilizado também para revitalizar as fachadas de prédios e no interior destes porque as chamadas “paredes verdes” purificam o ar e mantêm a temperatura agradável.

Não deixe de ver os artigos abaixo:


Gostou? Compartilhe o Click Obra para seus amigos!