O pergolado ou pérgolas são estruturas formada por vigamento regular com teto vazado, esta é uma ótima opção para o jardim, seu uso permite a formação de sombra, principalmente se as vigas da cobertura forem pouco espaçadas, aumentando assim a capacidade e aproveitamento da área externa. O pergolado serve de suporte para plantas da espécie das trepadeiras que proporcionam visual muito agradável e fachos diferenciados de luz, pois conforme a incidência da luz do sol, idade da planta ou estação do ano, proporciona resultados diferentes.

Para realizar a cobertura pode ser realizado o uso de tecidos, bambu, vidro ou policarbonato, o que confere ao jardim visual sofisticado. O pergolado pode ser também utilizado sem nenhuma cobertura, apenas com o vigamento superior. Para ampliar e completar a composição pode ser colocado abaixo do pergolado móveis como banco com almofadas, pufes ou futon aumentando a sensação de agradabilidade e conforto. Os pergolados são extremamente charmosos e permitem fazer uma parada apreciar e desfrutar da beleza natural de um jardim.

As espécies indicadas para os pergolados são uvas, flor de cera, jasmim estrela, sapatinho de judia, maracujá, lágrima de cristo ou trepadeira jade. As estruturas podem ser feitas de madeira, bambu, com colunas de pedra, concreto e metal. Os pergolados podem ser construídos no jardim de inverno, na entrada da casa formando caminho, nas varandas e no jardim. Veja algumas ideias:

Não deixe de ver os artigos abaixo:


Gostou? Compartilhe o Click Obra para seus amigos!