Para crescer forte e saudável as plantas necessitam de coisas básicas como água e luz solar, mas além disso as plantas também precisam de outros elementos. Cada espécie tem uma necessidade em particular. A utilização de adubo como complementação das necessidades da planta possibilita fornecer todos os elementos fundamentais para o crescimento saudável. Se a quantidade desses elementos for aplicada em demasia ou abaixo da necessidade a planta pode enfraquecer e até morrer. O primeiro passo para realizar um bom cultivo é conhecer as necessidades da espécie a ser cultivada. As plantas tem a necessidade de variados elementos para ter um crescimento viçoso e saudável, entre eles estão o oxigênio, o carbono e o hidrogênio que são absorvidos através do ar, os demais elementos são retirados do solo. Geralmente há todos esses elementos num solo comum, então o adubo é aplicado como complemento.

Os elementos necessários ao solo são denominados e divididos em dois grupos: os macronutrientes e os micronutrientes. Todos esses nutrientes são encontrados nos adubos orgânicos, minerais e químicos.  Os adubos orgânicos são extraídos de matérias de origem vegetal ou animal, naturais e livres de química como esterco, farinhas, bagaços, alimentos decompostos ou em decomposição, cascas e restos de vegetais. O adubo orgânico pode ser produzido através da compostagem. O adubo orgânico libera lentamente esses elementos benéficos para o solo e também contribui para tornar o solo mais poroso o que permite melhor oxigenação da raiz. Os adubos minerais são encontrados em pó, líquido, pastilhas e granulados.

Os adubos químicos são eficientes, pois após aplicação oferece recuperação imediata de plantas enfraquecidas. São encontrados em pó, líquido e pastilha. É composto de elementos balanceados e sua aplicação deve ser seguida de acordo com a indicação do fabricante, pois o excesso pode ser fatal para a planta. Para todas as espécies cultivadas é necessário verificar qual a necessidade de cada tipo, a dosagem, a frequência de aplicação. Quando a adubação ocorre de forma excessiva a planta apresenta sinais iniciais como crescimento exagerado das hastes, ponta da folha com tom escuro ou marrom e formação de limo na superfície da planta. É recomendado observarObserve a reação da planta ao tipo de adubo utilizado.

Não deixe de ver os artigos abaixo:


Gostou? Compartilhe o Click Obra para seus amigos!